Nesta cidade de Tavira, há conhecimento e provas de vestígios de produção e utilização de sal datados de 4000 a.C (segundo arquivos na Biblioteca Municipal).
Rui Simeão – Tavira Sal é uma marca registada sob o n.º 360713V do INPI, em nome do produtor Rui Francisco Neves Dias. Proveniente de uma família de 5 irmãos moleiros de azenhas de mar, em propriedades contíguas mas independentes, que face à revolução industrial foram substituídas por moagens que trabalhassem 24 horas diárias. O que não acontecia nas azenhas de mar pois dependiam das marés, podendo trabalhar cerca de 4/5 horas diárias. Face às condições do comércio da transformação do cereal em farinha alimentar e aos custos associados, os terrenos anexos às azenhas de mar foram transformados em salinas de atividade artesanal.
Nesta família em atividade permanente ao longo de 5 gerações e nesta propriedade desde 1905. O conhecimento foi passado de pais para filhos ao laborarem esta atividade artesanal, nas suas próprias propriedades, sendo que o primeiro moleiro desta família começou a sua atividade em 1860.

Situada no Parque Nacional da Ria Formosa, a 500m da barra de Tavira, longe de fontes de poluição. O prestigiado posicionamento relativamente à entrada de água do oceano, permite ter uma qualidade ímpar de argilas que estão implantadas, assim como do produto final.

Esta unidade de produção de Flor de Sal e Sal Artesanal, constituída por uma salina com cerca de 13 hectares, considerada por muitos uma salina modelo devido à sua implementação no terreno, proporção entre viveiros e cristalizadores, assim como nos processos utilizados para produção e colheita.

